Mitos sobre o investimento imobiliário
Neste artigo vamos tentar desfazer alguns mitos sobre o investimento imobiliário, na esperança de que quem entrar nesta classe de ativos tome a melhor decisão financeira. Não significa que todas as pessoas devam investir em imóveis mas, antes, procurar que quem não investe não o faça por ser influenciado por algum destes mitos.
Temos de ser ricos
Não é apenas um mito mas uma grande mentira. Existem diferentes formas de ter acesso ao investimento imobiliário, seja através de aplicações financeiras, fintechs ou mesmo através de crédito habitação. Na realidade, não precisamos de muito dinheiro. Os bons projetos e os bons negócios encontram sempre financiamento e parceiros que nos ajudem a atingir os nossos objetivos. É certo que precisamos de alguma capital, mas não precisa de ser bastante.
Não precisamos de capital para investir
Não temos de ser ricos para investir e ganhar dinheiro mas temos de ter algum capital para investir em imóveis. É verdade que em alguns casos não precisamos de muito dinheiro, mas na maioria dos casos vamos sempre precisar de capitais próprios. Talvez para pagar os custos iniciais mas certamente para dar como entrada para a compra do imóvel. Tenha em mente que se tiver capitais próprios irá conseguir melhorar as suas condições de financiamento, o que acabará por trazer benefícios ao seu retorno global.
A melhor forma de ganhar dinheiro é comprar e revender
Muitos investidores ganham a sua vida comprando barato, remodelando e vendendo mais caro. Criam aqui algum valor para a sociedade na medida em que melhoram a qualidade dos ativos. No entanto, fazendo o paralelismo com outros ativos, estão a assumir uma postura de especulador. Nuns negócios irão ganhar mais. Noutros irão ganhar menos. E noutros irão perder dinheiro. Se os imóveis que encontramos têm qualidade a um bom preço, por que não mante-los em carteira e arrendá-los? O arrendamento confere-nos um rendimento constante e elevado, pelo que as taxas de retorno podem ser bastante superiores à compra para revenda.
Temos de ter um toque de Midas
Há quem pense que para ter um negócio imobiliário precisa de ser um mago e ter o toque de Midas. Por vezes, bastará estarmos bem rodeados de pessoas que nos possam aconselhar e, acima de tudo, dar formação. Com o tempo melhoramos as nossas competências, mas é bem provável que no primeiro negócio não tenha todo o conhecimento. Saiba que talvez o mais importante mesmo são as boas relações e iniciar o processo. Sim, é preciso vencer a inércia e iniciar o processo. Sim, o ponto-chave é mesmo arriscar.
Podemos investir sem dedicar tempo
Outra mentira que importa eliminar rapidamente. Para investir e para ganhar dinheiro no imobiliário temos de dedicar tempo. Podemos achar que não temos tempo disponível, mas sabemos que encontramos sempre tempo para aquilo que são as nossas prioridades. Temos de considerar o negócio imobiliário como um trabalho.
No investimento imobiliário não podemos ter medo
Quem tem sucesso tem a capacidade de racionalizar os acontecimentos. Tem a capacidade para controlar as suas emoções e perceber que se fizermos o trabalho de casa iremos ter sucesso. Muitas vezes, o receio surge quando vamos dar o primeiro passo e ficamos paralisados. Ter medo é normal e até deve ser visto como um incentivo para nos esforçarmos mais, fazer melhores análises e trabalhar mais. O resto virá.
Estes e outros mitos têm afastado muita gente do investimento imobiliário. Tem sucesso quem consegue fazer analises cuidadas, quem está bem rodeado mas acima de tudo quem vence a inércia e o medo. Se começar o processo irá ver que só custa o primeiro negócio pois com o tempo e a habituação irão reforçar as suas competências. E já agora, com um crédito bem negociado, conseguirá alavancar bastante as suas taxas de retorno.