Investimento imobiliário – Por onde começar?

O investimento imobiliário é ao mesmo tempo desafiante e gratificante. Desafiante porque implica conhecimento e estudo. Gratificante porque vemos resultados e transformações. Mas para quem quer começar o seu caminho, qual o primeiro passo a dar?

Saiba para onde quer ir!

De pouco vale iniciarmos um caminho se não sabemos onde queremos chegar. É certo que podemos ter sucesso, mas também é certo que não o conseguiremos medir nem avaliar. Se queremos iniciar um caminho no mundo do investimento imobiliário temos de definir um (ou mais) objetivos.

Dada a sua importância deveremos reforçar que a definição de objetivos não é algo opcional. É algo obrigatório. É algo que deveremos fazer antes de começar a procurar propriedades.

O que é um objetivo?

É simples. Um objetivo é alguma coisa que nos propomos concretizar. Cada pessoa terá os seus objetivos, que poderão passar por:

  • Comprar e revender 2 casas por ano;
  • Obter um retorno de 10% por ano no arrendamento;
  • Constituir uma empresa de gestão do imobiliário e faturar €150.000 por ano.

Cada pessoa terá os seus objetivos que deve identificar com clareza e sem espaço para ambiguidades. Não definir objetivos ou definir objetivos ambíguos é o primeiro caminho para nos desculparmos ou para permanecermos imóveis. Como saberá, somos pródigos em inventar desculpas e sacudir as nossas responsabilidades.

Definir um objetivo implica muita honestidade. Implica conhecer o que queremos na nossa vida. Talvez queiramos acumular ativos para os nossos filhos. Ou talvez queiramos ter um rendimento periódico para fazer face às nossas despesas

A importância dos passos intermédios

Um percurso enquanto investidor imobiliário é um contínuo. É um caminho que tenderá a não ter um fim, na medida em que vamos atingindo objetivos que rapidamente alteraremos para algo mais ambicioso. Assim, torna-se fundamental definir pontos intermédios que sirvam de guia ou de farol para permanecermos na rota definida. Podemos evoluir ou mudar mas é importante que existam regras para que não mudemos de ideias quando nos convém ou quando surgem as primeiras dificuldades.

Comunique os seus objetivos

Um último ponto que queremos destacar é a importância de comunicar os nossos objetivos. Aqui não falamos daquelas ideias de auto motivação ou autoajuda. Falamos da importância de comunicar os nossos objetivos com pessoas que nos podem ajudar. Por exemplo, podemos discutir e comunicar os nossos objetivos com um contabilista, com um agente imobiliário de confiança ou com um amigo empreiteiro. Como acabará por perceber, as oportunidades depois irão aparecer pois teremos mais pessoas a zelar pelos nossos interesses.

Em suma, definir objetivos é o primeiro passo nesta sua jornada de investimento. Defina objetivos claros e mensuráveis mas que sejam atingíveis e procure ajuda. Como alguém dizia, vamos mais rápido se formos acompanhados?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.